sábado, 3 de junho de 2017

AINDA TEMOS MUITO QUE APRENDER SOBRE O UNIVERSO!


AINDA TEMOS MUITO QUE APRENDER SOBRE O UNIVERSO! 


A imensidão do espaço é literalmente incompreensível. Quanto mais a tecnologia avança, mais aprendemos sobre o cosmos e melhor podemos observá-lo. Ao longo de várias décadas estudando o universo, conseguimos formar conceitos científicos que, em outros tempos, não poderiam sequer ser teorizados.



Antigamente, Vênus era habitável | 0:49 min.

Atualmente, Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar, o que, obviamente, exclui a possibilidade de que exista água na sua superfície. Não obstante, há mais de 4 bilhões de anos havia oceanos no planeta e eles existiram por mais de 2 bilhões de anos. Isso faz aumentar a suposição de que havia vida nele. Atualmente, Vênus gera um campo elétrico tão potente que expulsa do planeta os átomos de hidrogênio e oxigênio que acabam sendo levados para o espaço.

Aparentemente houve vida em Marte | 1:30 min.

A incansável sonda Curiosity descobriu vestígios de boro nas pedras da cratera Gale. A presença deste elemento indica que, em algum momento, a água na superfície deste planeta serviu para abrigar vida.
Uma das razões que levaram à aparição do boro na Terra é a água quente do subsolo com pH neutro, que deixa uma espécie de ’veia’ que contém este elemento químico. Isso permitiu aos cientistas uma contundente razão para procurar rastros de vida em Marte.

Plutão tem água em estado líquido | 2:09 min.

Segundo dados recebidos com a ajuda de um equipamento espacial da NASA chamado New Horizons, embaixo dos 300 km de gelo existe um oceano líquido de pelo menos 100 km de profundidade. Aparentemente, a salinidade do oceano de Plutão chega a 30%, ou seja, igual ao do Mar Morto. Não obstante, cientistas ainda não têm dados sobre possíveis seres vivos no oceano ’escondido’.

Planeta habitável | 2:47 min.

Em agosto de 2016, os cientistas anunciaram o descobrimento do planeta Próxima B, que gira em torno da estrela chamada Próxima Centauri. O período de rotação do planeta é de 11,2 dias terrestres, e a temperatura na superfície é de −40°C, aproximadamente. O planeta gira em torno da estrela em uma zona chamada de ’zona habitável’, ou seja, poderia ter vida. Em outras palavras, a distância entre o planeta e a estrela faz com que possa haver água líquida nele. Se no planeta forem descobertos campo magnético e atmosfera, podemos assumir que lá existem organismos vivos. Quais? Os cientistas ainda vão descobrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar este blog